Leituras Recomendadas

 
 
 
 
 
Obra literária publicada em 1862 e que representa um marco histórico do romantismo em Portugal.
Salienta o choque entre os representantes de duas gerações: a dos pais que se odeiam – os fidalgos Tadeu de Albuquerque e Domingos Botelho – e a do jovem casal que se ama louca e perdidamente – Teresa e Simão. Este amor é reprovado pelos pais, Teresa, uma heroína firme e de grande sentimento de devoção ao amado, é enviada para a clausura num convento, sucedendo-se desventuras e tragédia. Simão é um herói romântico, cujos erros passados são redimidos pelo amor. A morte de ambos arrasta também a de Mariana, apaixonada por Simão, a mais romântica das personagens, que provoca a morte para não querer sobreviver à morte do amado.
 
 
 
 
 
 

A história desenvolve-se em três dias, sexta-feira, sábado e domingo. Uma mulher, com perto de cinquenta anos, vai passar um fim de semana na casa de férias da família, numa praia não identificada. A casa, modesta, foi vendida e ela quer despedir-se do imóvel, mas também relembrar tudo o que se passou ali: a sua infância com os pais e os irmãos, o suicídio do irmão mais velho, o irmão surdo-mudo, o complexo e dramático relacionamento dos pais, a menina da casa em frente, sua amiga do tempo de férias. Depois, fala da sua vida atual, mal casada, sem filhos, professora numa escola, com uma relação frustrante e sem entusiasmo com uma colega mais velha... O falhanço da sua vida reflete-se na casa há muito desabitada e nos sonhos de todos os que estão ali irremediavelmente enterrados. A despedida da casa pode levá-la a imitar o irmão mais velho e, no domingo, atirar-se das arribas e encerrar ali uma vida sem futuro.
 
 
 
 
 
 
Obra de memórias escrita durante o período de tempo em que Camilo Castelo Branco esteve preso por adultério na cadeia da Relação do Porto. O narrador relata, na primeira pessoa, episódios da sua vida na prisão (como a visita do rei D. Pedro V), descreve os indivíduos que lá encontrou e reproduz as histórias que, alegadamente, eles lhe terão contado, relacionadas com os crimes que os levaram ao cárcere.
"Memórias do Cárcere" é uma obra verdadeiramente extraordinária, cujas páginas refletem com particular fidelidade a singular qualidade literária de um dos maiores vultos das Letras Portuguesas.
 
 
 
 
 
 
 
 




SINOPSE

Esta é a história de Crisóstomo que, chegando aos quarenta anos, lida com a tristeza de não ter tido um filho. Do sonho de encontrar uma criança que o prolongue e de outros inesperados encontros, nasce uma família inventada, mas tão pura e fundamental como qualquer outra.

As histórias do Crisóstomo e do Camilo, da Isaura do Antonino e da Matilde mostram que para se ser feliz é preciso aceitar ser o que se pode, nunca deixando contudo de acreditar que é possível estar e ser sempre melhor. As suas vidas ilustram igualmente que o amor, sendo uma pacificação com a nossa natureza, tem o poder de a transformar.
Tocando em temas tão basilares à vida humana como o amor, a paternidade e a família, O filho de mil homens exibe, como sempre, a apurada sensibilidade e o esplendor criativo de Valter Hugo Mãe.




                                                                 

SINOPSE

Maya Vidal, é uma americana de 19 anos, filha de um chileno e de uma dinamarquesa, criada com muito amor pelos avós paternos, Nini e Popo, num casarão em Berkeley. Com a morte do avô, que era tudo para as duas, a avó caiu numa depressão e a garota revoltou-se com a perda do avô. Más companhias fizeram-na cometer atos delinquentes, a conhecer as drogas e a prosmiscuidade. Acabou num centro para menores. Entretanto, fugiu desse centro em Oregon e foi a pior decisão da sua vida. Chegou a Las Vegas e acabou a trabalhar para um traficante de drogas e falsificador de dinheiro, logo assassinado por dois dos seus “colaboradores”. Então,  Maya teve que fugir, virou mendiga e viciada em drogas. Sua avó mandou-a para a ilha de Chiloé no Chile, para fugir dos traficantes. Na casa de Manuel Arias, descobriu-se a si mesma, o amor e o desamor, o misticismo do povo chileno, a história da sua família, além da história da ditadura no Chile, comandada pelo terrível general Pinochet.




 

SINOPSE

Um machimbombo incendiado numa estrada poeirenta serve de abrigo ao velho Tuahir e ao menino Muidinga, em fuga da guerra civil devastadora que grassa por toda a parte em Moçambique. Como se sabe, depois de dez anos de guerra anticolonial (1965-1975), o país do sudeste africano viu-se às voltas com um longo e sangrento conflito interno que se estendeu de 1976 a 1992. O veículo está cheio de corpos carbonizados. Mas há também um outro corpo à beira da estrada, junto a uma mala que abriga os "cadernos de Kindzu", o longo diário do morto em questão. A partir daí, duas histórias são narradas paralelamente: a viagem de Tuahir e Muidinga e, em flashback, o percurso de Kindzu em busca dos naparamas, guerreiros tradicionais, abençoados pelos feiticeiros, que são, aos olhos do garoto, a única esperança contra os senhores da guerra.

         Já adaptado ao cinema, Terra Sonâmbula foi considerado um dos doze melhores romances do século XX em África. Cruza elementos da cultura tradicional moçambicana com a própria história do país, realismo e magia, factos e símbolos, Terra Sonâmbula é, acima de tudo, um hino ao poder dos sonhos e da vida.








SINOPSE

Últimas Notícias do Sul é o resultado de uma viagem que o escritor chileno Luis Sepúlveda e o fotógrafo argentino Daniel Mordzinski, amigos de longa data, decidiram fazer pela Patagónia, no final dos anos 90. Lá descobriram um mundo que praticamente não existe nos dias de hoje; Sepúlveda tirou notas, Mordzinski fotografou. Depois de uma longa espera, chega finalmente a Portugal o resultado magnífico dessa viagem: as memórias, as experiências, as pessoas, as imagens.



«Este livro nasceu como a crónica de uma viagem realizada por dois amigos, mas o tempo, as mudanças violentas da economia e a voracidade dos triunfadores transformaram-no num livro de notícias póstumas, no romance de uma região desaparecida. Nada do que vimos existe tal como o conhecemos. De certo modo fomos os afortunados que presenciaram o fim de uma época no Sul do Mundo. Desse Sul que é a minha força e a minha memória. Desse Sul a que me aferro com todo o amor e com toda a raiva. Estas são, pois, as últimas notícias do Sul.» (Luis Sepúlveda)












Sem comentários:

Enviar um comentário