ESCOLA
SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS
NORMAS
PARA A ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTÍFICO
Biologia
e Geologia
Física
e Química
Caldas
das Taipas, Maio de 2011
ESTRUTURA
DO RELATÓRIO
Quando
se pretende comunicar a outros os resultados de trabalhos de investigação ou de
experiências realizadas é importante um registo ordenado de todo o trabalho.
Um
relato científico deve ser redigido e organizado de tal modo que um leitor,
devidamente preparado, possa repetir a experiência relatada e verificar a
exactidão e conclusões do autor. Para tal, a linguagem científica deve ser
clara, objectiva, precisa, isenta de ambiguidade, impessoal e modesta. A
clareza do raciocínio, característica do método científico, deve transparecer
na forma como o relatório é escrito.
Existem
normas universais para a elaboração de relatórios científicos. Contudo, essas
normas não são rígidas, podendo ser adaptáveis às características próprias de
cada trabalho.
A
divisão metodológica de um relatório em várias secções facilita a sua
organização, redacção e leitura. Assim, um relatório científico deve ser
estruturado da forma que a seguir se descreve.
1. TÍTULO
Descreve
a intenção do trabalho, podendo apresentar-se sob a forma de uma pergunta.
2. INTRODUÇÃO
Na
introdução deve-se apresentar a informação essencial à compreensão do trabalho,
apresentando a sua fundamentação teórica e fazendo referência à importância do
mesmo.
Deve,
também, ser feita uma definição clara e simples do(s) objectivo(s) do trabalho.
3.
PROCEDIMENTO
LABORATORIAL
A - MATERIAL/EQUIPAMENTOS
Deve
referir-se todo o material utilizado, indicado por categorias:
♦
material químico
♦
material físico
♦
material biológico
Não
deve ser referida a quantidade de alguns materiais, por exemplo:
Forma incorrecta
|
Forma correcta
|
2 lâminas
|
lâminas
|
2 lamelas
|
lamelas
|
1 microscópio
|
microscópio
|
B – MÉTODOS
Deve
fazer-se, numa sequência correcta, a descrição detalhada e explícita da metodologia utilizada, de forma a permitir a
repetição correcta dos ensaios.
Os
diferentes passos da actividade laboratorial podem ser separados por alíneas.
Pode
ser incluído um esquema de montagem, com a respectiva legenda, se for oportuno.
4 – RESULTADO
Procede-se
ao registo do resultado obtido.
O
registo pode ser feito recorrendo a descrições, quadros, tabelas, gráficos, esquemas, sempre acompanhados da
informação julgada conveniente (título, legenda,
ampliação com que foi efectuada uma observação microscópica, unidades, uniformidade de algarismos
significativos utilizados, …).
No
caso de insucesso no trabalho realizado, pode ser apresentado o resultado obtido por outros alunos, com a
indicação dos respectivos nomes.
Nesta secção do relatório não se
deve comentar ou interpretar o resultado obtido.
Apenas registá-lo.
Quando
há necessidade de efectuar cálculos com base nos dados obtidos, estes devem ser apresentados numa parte
destinada ao Tratamento de Dados.
5 – INTERPRETAÇÃO/DISCUSSÃO DO
RESULTADO
Nesta
secção é feita a análise e interpretação do resultado, tendo em vista o(s) objectivo(s) do trabalho. Nesta
análise, podem ser feitas comparações com dados
obtidos noutras investigações e formular hipóteses para futuros trabalhos.
Podem-se
incluir comentários sobre possíveis erros técnicos cometidos e apresentar sugestões sobre a forma de
os eliminar.
6 – CONCLUSÃO
A
conclusão é a síntese de todo o trabalho. Faz-se uma apreciação do resultado obtido, considerando se o(s)
objectivo(s) foi ou não atingido ou se o problema inicial ficou ou não esclarecido. Podem ser sugeridas novas
investigações que permitam
completar ou enriquecer o estudo efectuado.
Se
tal for necessário, pode ser feita uma crítica ao trabalho, apontando-se aspectos menos correctos, ou mesmo erros, que possam
ter influenciado, contra a vontade do(s)
autor(es), o resultado.
7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Esta
secção consiste na indicação de todo o material consultado para o estudo/investigação do tema em
estudo (livros, artigos, trabalhos, websites, …), de acordo com a Norma Internacional APA.
8 – ÍNDICE
A
inclusão de um índice só se justifica se o relatório for relativamente extenso,
cujo número de páginas torne
difícil a sua consulta. Se for incluído, deve indicar-se
a página em que se inicia cada uma das partes constituintes do relatório.
9 - ANEXOS
Podem
ser incluídos documentos que serviram de apoio à realização do trabalho.
APRESENTAÇÃO
DO RELATÓRIO
O relatório deve ter uma apresentação cuidada,
devendo ser escrito em folhas brancas lisas, com as seguintes medidas de
formatação:
:
♦
Margem superior
---------------------------------------------------------------- 2,5 cm
♦
Margem inferior
----------------------------------------------------------------- 2,5 cm
♦
Margem direita ------------------------------------------------------------------ 2,5 cm
♦
Margem esquerda
------------------------------------------------------------- 3 cm
♦
Espaço entre linhas
----------------------------------------------------------- 1,5 cm
♦
Tipo de letra ------------------- Arial,
Times New Roman (preferencialmente)
♦
Tamanho da letra
-------------------------------------------------------------- 12
♦
Formato do papel -------------------------------------------------- A4 (210x297 mm)
ESCOLA
SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS
OBSERVAÇÃO
DE FENÓMENOS DE OSMOSE EM VACÚOLOS ANTOCIÁNICOS
Maria
…. / Nº , Turma
BIOLOGIA
e GEOLOGIA
Caldas
das Taipas, Maio de 2011
|
♦ O nome da Escola
♦ O título do trabalho (a meio da folha)
♦ O nome(s) do(s) aluno(s)
♦ Local
♦ Data (mês e ano)
Paginação
As páginas devem ser numeradas com algarismos
árabes no canto inferior direito do papel.
Na folha de rosto e na página com o índice
não deve constar o número de página.
Linguagem
e rigor científico
A linguagem deve ser própria. O autor do
relatório não deve limitar-se a escrever textos consultados.
Na redacção do relatório, a escolha do
vocabulário, tanto comum como técnico-científico é importante; a linguagem
científica deve ser objectiva, precisa e isenta de ambiguidade. As devem ser
simples e convém que cada uma delas contenha apenas uma ideia; períodos longos,
que se estendem por muitas linhas, dificultam a compreensão.
Ilustrações
– Quadros e Figuras
Os quadros (ou tabelas) e as figuras servem
para ilustrar e enriquecer o texto. Devem ser numerados, claramente titulados e
referidos no texto antes da sua apresentação.
Os quadros são titulados por cima, enquanto
as figuras são tituladas por baixo.
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